Tá chegando a hora

Nas primeiras postagens desse blog afirmei que ao fim de cada rodada faria o comentário de uma partida do Brasileirão. Entretanto, hoje substituirei essa análise por uma diferente. Afinal, faltam três rodadas para o fim da competição e muita coisa vai se definir de agora até o dia 7 de dezembro.

Confira a classificação do Campeonato

Começando pela briga do título, o número de candidatos foi reduzido sensivelmente. Palmeiras e Cruzeiro, que coincidentemente tomaram de 5 no fim-de-semana, ainda tem chances matemáticas, mas as possibilidades ultrapassar os três ponteiros é mais do que remota. Ambos pagaram pelo preço do mau futebol apresentado fora dos seus domínios. De um lado o Alviverde caiu feio duas vezes no Rio, contra Flu e Fla, do outro a Raposa vacilou contra dois times mais preocupados em não cair, Atlético-PR e Náutico.

Ontem o Flamengo enfiou uma maiúscula goleada no time de Vanderlei Luxemburgo. Um verdadeiro futebol de campeão. Eficiente, dedicado, ao mesmo tempo técnico e ofensivo. Agora fica a expectativa do que esse time pode aprontar no Mineirão contra o Cruzeiro. Uma vitória pode colocar o Rubro-Negro na rota do título, já uma derrota o lança a sonhar apenas com a disputa pela vaga na Libertadores.

Dificilmente o título desse Brasileirão não será tricolor. Um confronto entre paulistas e gaúchos. Com vantagem para o São Paulo que soube dar o bote na hora certa. Para se ter uma idéia o time não perde há 15 jogos no Brasileirão. E a última derrota foi exatamente para o Grêmio, por 1 a 0 no Olímpico. Foram 10 vitórias e cinco empates. Já o Grêmio oscilou muito a partir da virada de turno. Seu desempenho fora de casa que era bom, caiu, o que pode fazer a diferença, pois, ambas as equipes jogam ainda duas vezes fora de seus domínios.

Na briga pelas quatro vagas da Libertadores, o São Paulo já está praticamente garantido. O Grêmio com mais uma vitória também fica com uma mão na vaga. Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras brigam por duas vagas. O Verdão pode se dar bem por enfrentar adversários mais tranquilos nessa reta final. Os outros dois vão duelar no próximo fim-se-semana e quem vencer leva grande vantagem na disputa. Bom para o Cruzeiro que em casa não tem vacilado.

Pouca gente percebeu, mas, a briga pela vaga na Sul-Americana de 2009 pode ser muito mais importante do que parece. Afinal, a Conmebol já sinalizou a possibilidade de dar vaga ao campeão da competição, na Libertadores de 2010. São oito vagas, inicialmente do quinto ao décimo segundo lugar, mas, se o Sport, que tem vaga na Libertadores do ano que vem estiver em um desses postos, a vaga vai para o décimo terceiro.

Um dos cinco primeiros (Sâo Paulo, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras) já está na Sul-Americana do ano que vem. Além de Goiás e Internacional, já matematicamente assegurados. Coritiba e Botafogo só ficam fora em caso de tragédia, Atlético-MG e Vitória estão pertinho de se garantirem também. Assim, apenas uma vaga estaria totalmente em aberto, a que hoje é ocupada pelo Santos. De acordo com os números, até o Ipatinga teria chance de chegar. Mas, é provável que a disputa fique mesmo entre Peixe, Atlético-PR, Fluminense e Náutico.

Briga quente na zona de degola 

Pela matemática, do Vitória, 11° colocado para baixo, todos os clubes tem chances de rebaixamento. Mas, em termos práticos, Atlético-PR, Fluminense, Náutico, Vasco, Portuguesa, Figueirense e Ipatinga são os candidatos a figurar entre os quatro ilustres participantes da Série B em 2009.

O time do Vale do Aço, único estreante na elite do nosso futebol, deve voltar a Segundona apesar da boa vitória sobre o Sport. Com três pedreiras pela frente as chances de escapar são remotas, afinal, nem mesmo conquistando os nove pontos a equipe tem garantia de salvação. O Figueirense com cinco pontos de distância da salvação, vem em um queda vertiginosa e acaba de mudar de técnico para buscar se safar. O jogo contra o Náutico pode virar o jogo para os catarinenses. Depois dois adversários sem maiores expectativas no torneio podem ser o prato ideal para o desespero alvinegro.

Os dois times lusos desse Brasileirão vão sofrendo juntos e tem vida complicadissíma nessa reta final. Vasco e Portuguesa que fizeram campeonato bastante irregular vão ter que se esforçar muito. Principalmente os cruzmaltinos contra o São Paulo, na próxima rodada, e os lusitanos contra o Cruzeiro na última rodada em Belo Horizonte. Só com muita disposição os dois podem se salvar.

Náutico e Atlético-PR tem na penúltima rodada um confronto direto, o que pode ajudar uma das equipes de baixo na tabela. O Furacão mesmo com a arrancada nas últimas rodadas porque pega o Timbu fora e o Flamengo na última rodada, provavelmente brigando ao menos pela Libertadores. Ambos devem brigar até o fim pela salvação. Enquanto o Fluminense apesar do confronto com o Tricolor do Morumbi, deve se salvar contra o Ipatinga, na última rodada.

De qualquer forma, até a primeira semana de dezembro, muita coisa vai rolar. Surpresas, emoções e tudo mais que o torcedor tem direito nesse que é o melhor Brasileirão das últimas décadas. Vale a pena ficar ligado em todas as partidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s