Já passou da hora

Agora o futebol brasileiro resolveu se mudar de cara. Estuda-se a adoção do calendário “europeu” por aqui. Isso significa que a temporada não começaria mais em janeiro, para terminar em dezembro. Ela teria seu início em julho ou agosto e se encerraria em maio ou junho.

Ricardo Teixeira está enfrentando a Rede Globo ao analisar a proposta de mudança do calendário

Ricardo Teixeira está enfrentando a Rede Globo ao analisar a proposta de mudança do calendário

Há muito tempo eu acho essa uma boa idéia. Não porque isso fará nossos jogadores permanecerem no país. Isso não vai acontecer enquanto não tivermos estrutura e não limitarem a presença de estrangeiros nos clubes europeus, asiáticos. Mas, existem outras razões, pelas quais julgo interessante essa novidade:

– valorização da Seleção: atualmente a Copa América, Copa do Mundo, acontece no meio do Brasileirão. Como se torce mais pelo time, do que pela Canarinho, é normal ver fãs de futebol, reclamando da paralisação do Nacional;

– participação em torneios internacionais: você não gostava de ver seu time no Tereza Herrera, Ramón de Carranza. Pois é, esses torneio continuam acontecendo e os brasileiros ficam de fora. Neste ano, o Boca Juniors fez uma excursão pela Europa e a LDU disputou um torneio com Real Madrid, Juventus. Com certeza, ganharam belos cachês.

– racionalidade do planejamento esportivo: esse ano o Corinthians ganhou a Copa do Brasil e deu tchau para o Brasileiro; já o Cruzeiro perdeu a Libertadores, e o rumo no Nacional. Isso tudo em julho. Na metade da temporada! Não seria melhor que entrassemos no último mês da temporada, encarando-o como um mês de decisões? Últimas rodadas do Brasileirão, final da Copa do Brasil, Libertadores!

– permanência de jogadores: Sim! É só olhar para a janela de transferências da Europa. Em quantidade e qualidade, a maioria dos negócios acontecem no meio do ano. Nossos craques sairiam de qualquer maneira. Mas, pelo menos, haveria uma chance maior deles deixarem o seu clube, no final da temporada.

Amanhã, continuo falando do assunto, propondo o meu calendário ideal para o futebol nacional!

Anúncios

2 comentários sobre “Já passou da hora

  1. Pingback: Proposta para um novo calendário do Brasil « Ideias sem ponto

  2. Gostei muito do blog Bruno, vou colocá-lo como indicação no meu, inclusive fiz um post sobre o assunto no início da semana, dá uma passadinha lá pra ver se quiser.
    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s