Sport Club Juiz de Fora volta depois de 20 anos!

No domingo (16) um dos clubes mais tradicionais de Juiz de Fora, e de toda Minas Gerais, retorna ao futebol profissional. O Sport Club Juiz de Fora estréia no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (que equivale a 3ª divisão, pois a 1ª denomina-se Módulo I e a 2ª, Módulo II), enfrentando o Lavras. A partida acontece no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, às 10h30 da manhã.

Confira os grandes jogos da história do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

O momento é histórico. Isso porque estamos falando de um clube fundado em 1916 e  que participou do primeiro Campeonato Mineiro profissional, em 33. Revelou para o futebol Alosío Tavares, que atuou no Flamengo, Milagres, goleiro que também passou pelo rubro-negro e América-MG e Zada, que jogou no Vasco. Mas, durante um longo tempo esse gigante do futebol das Minas Gerais se dedicou apenas a disputar as divisões de base de Minas.

Erro incorrigível?

Durante toda a preparação para a disputa da Segunda Divisão, a imprensa de Juiz de Fora e o próprio Sport, divulgaram que o clube estava há 21 anos sem entrar em campo de forma profissional, quando disputou o Campeonato Mineiro da 1ª Divisão e foi rebaixado.. Entretanto, em uma pesquisa que fiz para o clube, descobrimos que o clube entrou em campo no ano seguinte, em 1989 para disputar a divisão de acesso do Estadual, quando foi eliminado na 2ª fase (no final da postagem, você confere a lista completa de jogos do Verdão).

Essa informação, com registros de todos os dados e jogos desse ano, foi repassada a imprensa da cidade. Isso já faz uma semana. Entretanto, nenhum veículo de comunicação corrigiu o erro, que provavelmente daria uma matéria interessante, de TV ou impresso. Mas, ninguém falou da informação nova e ainda por cima, continuaram a repetir a informação errrada, que o Sport não entra em campo há 21 anos!

Moral da história: jornalistas (pelo menos os juizforanos) não leêm releases ou kits de imprensa!

De tirar o chapéu

O clube não tem planos modestos. A intenção é voltar a ser um nome importante do futebol mineiro. O primeiro passo foi voltar ao futebol profissional, cada acesso será um passo adiante. E se valer o retrospecto, o torcedor periquito pode ficar otimista. Na última vez que disputou a 3ª Divisão, o Sport conseguiu o acesso. Foi em 1986. No ano seguinte o clube conseguiu o acesso para a elite. Sonhar em repetir esse feito não custa nada. Claro, que para chegar a 1ª Divisão, o clube precisará de bases sólidas.

Quem está capitaneando essa empreitada é o vice-presidente do Sport, Márcio Guerra. Jornalista conhecido em Juiz de Fora, ele nunca escondeu de ninguém o amor ao clube e a vontade de ajudar a trazer o clube de volta ao profissionalismo. Devido ao trabalho dele, hoje o clube tem um site melhor do que muitos clubes tradicionais do Brasil. Além disso, na última quinta-feira, foi feita a apresentação do elenco que disputará a Segundona. Todos os jogadores foram apresentados a imprensa, que recebeu os dados de cada atleta, as informações sobre a competição, além de verem em primeira mão o novo uniforme do clube.

Márcio Guerra é um dos principais responsáveis pelo retorno do Sport

Márcio Guerra é um dos principais responsáveis pelo retorno do Sport

Preparação árdua

Desde que o anúncio do retorno ao futebol aconteceu, o Sport não para de se movimentar. Inicialmente, o clube montou uma equipe para disputar a Copa Panorama de Futebol Regional. Em sua maioria, o elenco foi formado por jogadores da base do clube. Era a primeira triagem de atletas, que envergariam a camisa do clube na competição que envolve equipes da Zona da Mata mineira.

Na reta final da competição uma parada para outro momento importante. O Sport faria um amistoso contra o Tupi, seu arqui-rival. E mais outro erro da imprensa aconteceu. Em 31 de maio, as equipes voltariam se enfrentar. A imprensa divulgou que o último duelo havia sido em 30 de outubro de 1988, na inauguração do então Estádio Regional, e hoje Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Entretanto, em 23 e 30 de agosto do ano seguinte, Sport e Tupi fizeram dois amistosos, valendo uma taça oferecida por uma empresa da cidade. Com duas vitórias, o Galo Carijó levantou o caneco, o que se repitiu no jogo desse ano, com goleada por 6 a 0 e conquista do Troféu Cidade de Juiz de Fora.

A derrota para um time que disputou o Módulo I do Mineiro e se preparava para a Série D do Brasileirão, não desanimou os atletas do Verdão da Avenida. O time conquistou a Copa Panorama de maneira invicta, ao vencer o União de Piraúba na decisão por pênaltis. O goleiro Mário, o volante Mauro e o atacante Deividy foram os grandes destaques. Sendo que o último foi negociado com a Ponte Preta e está no elenco que disputa a Copa Paulista.

Wesley é a grande esperança de gol do Sport

Wesley é a grande esperança de gol do Sport

Depois de conferir que ficaria ou não no elenco, o Sport saiu atrás de reforços. Chegaram jogadores do Rio, do Espiríto Santo. Destes, destacam-se o meia Rodolfo, que foi criado no Flamengo, o lateral Wellington, que já passou por Fluminense e Goiás, o atacante Alexandre, que jogou no Flamengo, Madureira e Goiás, e o também atacante, Wesley, que passou pelo Tupi e pelo futebol português. No banco de reservas, mais um pouco da história do futebol da cidade. Guto Carvalho é o técnico do Verdão. Ele foi um dos destaques do clube na disputa da 1ª Divisão em 88.

Confira todos os jogos do Sport na sua última temporada como profissional:

Como eu disse, esse trabalho foi realizado a pedido da diretoria do Sport. A pesquisa, inicialmente, foi realizada para compilar todos os dados e jogos do Sport na temporada de 1988. Entretanto, resolvi procurar avançar mais um pouco para conferir em que data exata o clube se retirou do futebol profissional. Foi quando descobri que o Verdão teve muitas dificuldades, mas, disputou a 2ª Divisão em 1989. Confira os jogos do clube na sua última temporada, e os artilheiros, entre parentesis (a pesquisa foi realizada junto ao acervo do jornal Tribuna da Tarde, existente no Setor de Memória da Biblioteca Municipal de Juiz de Fora):

AMISTOSOS PREPARATÓRIOS:

Social – Lima Duarte 0 x 2 SPORT (Luís Carlos II e Gélson)

Paraibuna Metais 0 x 3 SPORT (Zé Eduardo, Luis Cláudio e Marcão)

Pombense – Rio Pomba 2 x 3 SPORT ( Bebeto (2) e Luís Carlos II)

MINEIRO – 2ª DIVISÃO

1ª FASE:

Grupo A:

Aymorés (Ubá)

Bela Vista (Sete Lagoas)

Guarani (Divinópolis)

Ipiranga (Manhuaçu)

Juventus (Divinópolis)

Santo Antônio (Teófilo Otôni)

Sete de Setembro (Belo Horizonte)

SPORT CLUB JUIZ DE FORA


1ª RODADA – 09/04:

SPORT 1 x 0 Sete de Setembro (Luis Cláudio, 7’/2º)

2ª RODADA – 16/04:

Juventus 2 x 0 SPORT

3ª RODADA – 23/04:

SPORT 1 x 0 Aimorés (Bebeto, 27’/1º)

4ª RODADA -30/04:

SPORT 2 x 0 Santo Antônio ( Gélson, 33’/1º e Bebeto, 20’/2º)

5ª RODADA – 07/05:

Bela Vista 1 x 0 SPORT

AMISTOSO – 11/05:

Entrerriense – Três Rios 1 x 0 SPORT

6ª RODADA – 17/05:

Guarani  1 x 0 SPORT

7ª RODADA – 21/05:

SPORT 1 x 1 Ipiranga (Celso, 25’/1º)

8ª RODADA – 27/05:

Sete de Setembro 0 x 0 SPORT

9ª RODADA – 04/06:

SPORT 1 x 0 Juventus (Gérson, 44’/1º)

10ª RODADA – 11/06:

Aymorés 2 x 0 SPORT

11ª RODADA – 18/06:

Santo Antônio 0 x 0 SPORT

12ª RODADA – 25/06:

SPORT 0 x 0 Bela Vista

AMISTOSO – 29/06:

Ribeiro Junqueira – Leopoldina 1 x 1 SPORT

13ª RODADA – 02/07:

SPORT 0 x 0 Guarani

14ª RODADA – 09/07:

Ipiranga 0 x 0 SPORT

CLASSIFICAÇÃO – 1ª FASE:

1º Juventus                    17

2º Guarani                     16

3º Bela Vista                  16

4º Ipiranga                     15

5º Aimorés                     15

6º SPORT                        14

———————————

7º Sete de Setembro    11

8º Santo Antônio           09

2ª FASE:

Grupo D:

Araxá (Araxá)

Guarani (Divinópolis)

Paraisense (Santo Antônio do Paraíso)

Sparta (Campo Belo)

SPORT

URT (Patos de Minas)

AMISTOSO – 12/07:

SPORT 1 x 2 Seleção do Qatar (Gérson)

1ª RODADA – 23/07:

URT 0 x 0 SPORT

2ª RODADA – 30/07:

SPORT 0 x 1 Paraisense

3ª RODADA – 02/08:

Guarani 3 x 0 SPORT

4ª RODADA – 06/08:

SPORT 0 x 1 Sparta

5ª RODADA – 13/08:

SPORT 1 x 1 Araxá (Zé Carlos, 28’/1º)

6ª RODADA – 20/08:

SPORT 2 x 2 URT (Gérson, 34’/1º e 4’/2º)

AMISTOSO – 23/08:

SPORT 0 x 2 Tupi

GOLS: Osmar Bueno 5’ e 19’/2º.

ESTÁDIO: Procópio Teixeira

PÚBLICO: 535 pagantes

7ª RODADA – 27/08:

SPORT 0 x 2 Paraisense

* O treinador Nando Osório tem seu contrato encerrado e deixa o SPORT. O preparador físico Tadeu Henriques assume a função.

AMISTOSO – 30/08:

Tupi 2 x 1 SPORT

GOLS: Aílton e Bebeto / Zé Eduardo

ESTÁDIO: Salles de Oliveira

PÚBLICO: 440 pagantes

8ª RODADA – 02/09:

SPORT 2 x 0 Guarani (Wânder e Ronaldo Machado)

AMISTOSO – 03/09:

SPORT 0 x 0 Fluminense (RJ)

9ª RODADA – 07/09:

Sparta 0 x 0 SPORT

10ª RODADA – 10/09:

Araxá 1 x 1 SPORT (o último gol profissional do clube não foi registrado pelos jornais da época)

CLASSIFICAÇÃO:

1º Araxá              13

2º Paraisense     12

3º Guarani          11

4º Sparta             08

—————————-

5º SPORT              08

URT                   08

Anúncios

5 comentários sobre “Sport Club Juiz de Fora volta depois de 20 anos!

  1. Caro Eduardo, só para corrigir, não sou historiador, mas, fico honrado com a confusão…

    Bom, não tenho informações sobre esses jogos. Fiz essa pesquisa nos arquivos de Juiz de Fora. O ideal será procurar na Biblioteca Municipal da cidade.

    Se eu puder ajudar em mais alguma coisa, é só falar.

    Gde abraço!

  2. CARO HISTORIADOR, GOSTARIA DE OBTER INFS. DOS JOGOS DO SPORT e do TUPI, NA TAÇA INCONFIDENCIA EM 1970, A FASE DE GRUPOS E A FASE FINAL.

  3. Historiador-jornalista, ou vice-versa! Mto bom conhecer um pouco mais da história do Verdão! Q o Sport consiga o primeiro acesso o mais rapido possível!

  4. Excelente trabalho de pesquisa Bruno. É bom ver como as coisas estão dando certo no Sport JF. Pra quem gosta de futebol e gosta da cidade, ter dois clubes de expressão no futebol nacional seria maravilhoso!

    Confio totalmente no trabalho realizado pela diretoria do clube até porque estive sempre por perto e vi como é sério. A esperança é enorme! Dale Verdão!!

  5. Belo post, Bruno!
    É incrível a preguiça de alguns jornalistas. É custoso ler o press-kit e corrigir as informações que vem sendo veiculadas? Acho que não.
    Domingo estaremos no Municipal. Verdão rumo ao Módulo II!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s