Ah, CBF!

No ano passado a Confederação Brasileira de Futebol anunciou a criação da Série D, a quarta divisão do futebol nacional. Com isso, a Série C passaria a ter 20 clubes, e a D, 40. Muito legal para quem gosta de futebol alternativo. Mas, com o passar do tempo, e a falta de capacidade da CBF de repassar uma pequena porcentagem de seus vultuosos recursos para as duas competições, o regulamento de ambas começou a mudar.

Na terceira divisão, os 20 clubes se dividiram em 5 chaves. A idéia de ter um campeonato de turno e returno, de pontos corridos. Com isso, o torneio que começou em maio, termina em setembro. Já a Série D, foi dividida em dez chaves de 4 equipes. Ruim para quem jogaria seis jogos e, em caso de eliminação, ficaria inativo. Mas, é claro que a CBF não pararia por aí!

Depois da 1ª fase terminada, os dois melhores de cada chave se classificariam, ou seja, 20 equipes. Estas, se enfrentariam em mata-mata. Sobrariam 10. Mas, aí vem o problema. A 4ª fase, seria composta por 8 times. Deu para perceber? De 10 clubes, 8 seguiriam na competição. Como fazer esse milagre? Fácil! Três dos eliminados na fase continuariam na competição.

Virgílio Elísio e a CBF não fizeram nada sobre possíveis marmeladas na Série D

Virgílio Elísio e a CBF não fizeram nada sobre possíveis "marmeladas" na Série D

Acontece que chegamos a 4ª fase e até ontem, a CBF não tinha determinado qual o critério para fazer essa seleção dos eliminados. Se seria a melhor campanha no torneio, na 3ª fase. Tudo indefinido. O diretor técnico de competições da CBF, Virgílio Elísio, garantiu que passarão os três eliminados de melhor campanha em todo o campeonato. Aí vem a melhor parte! Macaé-RJ e Chapecoense-SC já estão classificados, mesmo que percam os dois jogos de goleada! Sensacional!

Outras constatações interessantes foram feitas pelo radialista juizforano Carlos Ferreira: “Outros times que estão perto da classificação pela vaga de índice técnico são: Tupi-MG, Cristal-AP e São Raimundo-PA. (…) Cristal e São Raimundo também podem se classificar juntos, caso façam o famoso ‘jogo de compadres’. A explicação é simples. Abriu-se um precedente para que ambos possam ‘combinar’ de cada um vencer uma partida por 1 a 0. Assim, os dois chegariam a 17 pontos e fariam a disputa de vencedor nos pênaltis.”

Além disso, Carlos Ferreira aponta a seguinte possibilidade: “Como já estão classificados, abre-se a possibilidade de Macaé e Chapecoense ‘venderem’ seus confrontos contra Tupi-MG e Londrina-PR, respectivamente. Isso não causaria estranhesa, uma vez que os clubes se mantêm a duras penas para disputar a Série D, uma vez que não recebem verba alguma da entidade máxima do futebol.”

E aí, CBF? Vai explicar como se a venda de resultados acontecer? Lamentável!

Anúncios

2 comentários sobre “Ah, CBF!

  1. Aí é que está… O regulamento diz “os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da 3ª fase”, mas não diz que essa classificação seja na fase. Pelo histórico que costumamos ver em competições organizadas pela CBF, acredito que seja utilizado como critério a campanha global mesmo.

  2. Bruno, realmente é confuso o regulamento, aliás… muuuuuito confuso…
    Mas a meu ver o Virgílio Elísio está cometendo um equívoco, e se tratando de CBF só saberemos depois de algum recurso no STJD ou algo do tipo, pois o regulamento diz claramente que os 3 classificados seriam os “eliminados” de melhor performance na fase e não os de melhor campanha durante todo o torneio.
    Segue abaixo o que está escrito:
    Art. 10
    c) 3ª Fase: os dez clubes classificados na 2ª fase, divididos em 5 grupos de 2 clubes cada, jogam entre si em ida e volta dentro de cada grupo, classificando-se os clubes vencedores de cada grupo e mais os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da 3ª fase;

    Acho que tá bem definido no regulamento.
    Valeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s