Senhores, liguem seus motores!

No último domingo, 18 de outubro, realizei o sonho de ver de perto uma prova da Fórmula 1. Graças ao amigo Tiago Domingos, pude assisitir o GP Brasil. Emoção indescritível, um dos melhores momentos que já passei.  O ronco dos motores, a adrenalina da largada, coisas que não existem quando você acompanha na TV, por mais apaixonado que você seja pela Fórmula 1 (já aviso que para ampliar as fotos, é só clicar em cima delas).

Ainda antes das 10 da manhã, o público já estava presente em bom número no circuito

Ainda antes das 10 da manhã, o público já estava presente em bom número no circuito

Sem dúvida é um evento para iniciados. Já disse isso para alguns e repito. Quem não tem paixão pela categoria ou por automobilismo em geral, nem precisa ir, porque não vai gostar. Infelizmente, Interlagos ainda deixa a desejar. A estrutura é mediana, não há outras atrações além de corridas de automóveis e por aí vai. Mas, se você é fã de velocidade, certamente não vai se incomodar em ficar algumas horas sentado em uma cadeirinha para ver os carros voarem.

Tudo lá foi bem diferente do que eu imaginava. Primeiro, a grandiosidade de Interlagos. O terreno do circuito é imenso. Para se ter uma idéia, da saída da estação de trem “Autódromo”, o mais fácil acesso para o local, até o Setor M, onde fiquei, foi preciso uma caminhada de pelo menos uns 20 minutos, circundando Interlagos. E logo pela manhã o movimento de torcedores, turistas, ambulantes e cambistas era imenso.

Por dentro de Interlagos

A imagem está meio torta, mas, mostra a placa presente no portão M, que deu acesso ao setor A das arquibancadas

A imagem está meio torta, mas, mostra a placa presente no portão M, que deu acesso as arquibancadas

A partir do momento em que se entra no autódromo, se vê que não há um grande cuidado com ele. A entrada nas arquibancadas foi feita por um setor, que mais parecia uma porta de barraco. Tirando a bela placa, nada de bonito. Chão de terra, que deve ter virado um lamaçal no sábado, nada que lembre o charme do circo da F-1. Depois de entrar no circuito, eu e Tiago fomos dar uma olhada nos stands das equipes. Ferrari, Mclaren, Brawn e Renault, montaram mini-lojas de vendas de produtos. Claro que o objetivo foi só olhar. Para se ter uma idéia, um boné oficial custava R$ 150. Confesso ter ficado apaixonado por um casaco da Brawn GP, o mesmo que o chefão da equipe, Ross Brawn usa, mas, os R$ 600 de preço, fez meu interesse permanecer meramente platônico.

Ainda pela manhã rolaram três provas, de Fórmula 3 Sul-Americana, a qual não vimos, por causa desse pequeno tour; e também das Copas Porsche Light e Porsche. Aperitivos muitos legais, antes dos primeiros roncos de motores da F-1. Muitas disputas e um primeiro gostinho de velocidade rolando.

Copa Porsche foi o primeiro grande momento na pista

Copa Porsche foi o primeiro grande momento na pista

Depois das primeiras provas, a galerra ficava na expectativa pelo ronco dos motores, ou pela passagem de algum piloto na pista. Nenhum evento rolou durante quase duas horas. O instante foi de ouvir o trabalho da equipe da Joven Pan (SP), de altissíma qualidade. Entrevista com quase todos os pilotos, comentários do genial Cláudio Carsughi. Uma transmissão que começou por volta das 7 da manhã e que deixou quem estava no circuito, por dentro do que rolava no paddock e nos boxes.

Área dos boxes, de onde se pode ouvir os primeiros roncos de motores

Área dos boxes, de onde se pode ouvir os primeiros roncos de motores

Galera se acotovelando nos boxes para tirar uma foto de Barrichello. Consegue achá-lo?

Galera se acotovelando nos boxes para tirar uma foto de Barrichello. Consegue achá-lo?

Depois disso, era esperar os carros irem para a pista. Mas, antes, todos os pilotos se reuniram em um caminhão para dar um volta na pista. Entre eles, Felipe Massa, que junto com Barrichello, foram ovacionados pela galera. Já para Nélson Angêlo Piquet, sobraram os gritos de “Nelsinho, viado!”. A galera  não perdoou mesmo, o vacilo que o piloto deu ao se chocar de propósito contra o muro. Ah, e já ia esquecendo. Antes dos pilotos darem esse passeio em frente a galera, alguns ricaços puderam dar uma volta (de carona, é claro) a bordo de um dos Porsches que correram anteriormente. Êta inveja.

Daí para frente, foi curtir os roncos de motores e a saída dos carros para a pista, e é claro, a corrida. Como já disse, não há palavras para descrever a sensação que vivi nesse domingo. Mais do que espetacular. Espero que as fotos a seguir e os dois vídeos, transmitam um pouco do que foi essa aventura em Interlagos.

Carro de segurança andou pela pista antes da prova, e deu algumas arrancadas

Carro de segurança andou pela pista antes da prova, e deu algumas arrancadas

Toro Rosso (não consegui identificar o piloto) foi o primeiro carro a ir para a pista

Toro Rosso (não consegui identificar o piloto) foi o primeiro carro a ir para a pista

Rubinho sai do box e a galera vai ao delírio

Rubinho sai do box e a galera vai ao delírio

Volta de apresentação! Adrenalina subindo mais e mais!

Volta de apresentação! Adrenalina subindo mais e mais!

Em seguida, você pode conferir dois vídeos que mostram um pouco do que é ver Fórmula 1 das arquibancadas. Acho que dá para sentir um pouco da sensação de velocidade que tive. O primeiro é a largada e o segundo é logo após os carros completarem a primeira volta:

Anúncios

5 comentários sobre “Senhores, liguem seus motores!

  1. Esse sonho ainda realizarei um dia! Tive a oportunidade de ver uma Williams andando no Aterro do Flamengo e fiquei encantado… imagina uma corrida ao vivo!?
    Parabéns!

  2. Mto massa!!!!!
    A corrida foi alucinante na TV, imagino ao vivo!!!!!
    Excelente texto!!!!
    Bjus

  3. Pois é Harry,
    faltou a foto msm…foi tão corrido q não deu tempo pra comprar pilhas reservas…e lá no autódromo tava mto caro…haahahaha

  4. ê, bruno, foi bom mesmo. Faltou a gente tirar uma foto juntos no autódromo, hein? Quem sabe um dia,rs
    Ah, ficamos no setor M mesmo. O A era o da galera no início da reta, arquibancada descoberta.

  5. Maneiro demais, hein?! Parabéns pela experiência e principalmente por todo esse registro que vc fez através de vídeos, fotos e texto. Show de bola – ou melhor, de velocidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s