Estragaram a Copa do Brasil

A pergunta é de membro de um fórum sobre futebol do qual participo: “conseguiram também estragar a Copa do Brasil?”. A resposta é sim, e de inúmeras formas, com implicação direta na bola que rola dentro das quatro linhas. De diferentes maneiras é possível que a melhor situação para alguns clubes seja ser eliminado.

Para quem não sabe, o segundo torneio, em importância, do futebol brasileiro, conhecido como “caminho mais curto para a Taça Libertadores”, foi ampliado neste ano. O número de participantes foi ampliado de 64 para 86, e sua duração aumentou de quatro meses para sete, com a final acontecendo novembro.

Palmeiras, último campeão da “antiga” Copa do Brasil

Tudo muito legal, e acho ainda que poderia ser maior. A Copa da Inglaterra, por exemplo, tem 758 times, passando por gigantes como Manchester United, Chelsea e Liverpool, e também pelo modestíssimo Rothwell Corinthians, que levou a maior goleada da primeira fase, ao perder para o Ely City por 7 a 1.

O primeiro problema é quanto a possibilidades de algum time “inativo” avançar na competição. Explico: o calendário do futebol brasileiro faz com que uma infinidade de times não tenha mais o que disputar já em abril e maio (alguns até antes), exceto os jogos eliminatórios do torneio nacional.

É uma questão de sobrevivência, pela qual muitos clubes que não têm estrutura para manter um time durante o ano inteiro passam  Acaba valendo mais a pena dispensar jogadores, conseguir manter as contas em dia, do que tentar a sorte num campeonato tão imprevisível.

Um exemplo é a situação do Arapongas, sétimo colocado no Campeonato Parananse deste ano, não conseguindo vaga na Série D 2013, conquistada pelo J. Malucelli. Seu último jogo no estadual aconteceu no dia 28 de abril. A equipe está na segunda fase da Copa do Brasil, depois de eliminar o São Caetano. Ontem, a equipe empatou no jogo de ida com o Figueirense, em 0 a 0.

LEIA MAIS: Texto com proposta de calendário para o futebol brasileiro

Segundo a equipe da Sportv, que transmitia o jogo contra o time catarinense, a diretoria do Arapongas planeja agora uma excursão com a equipe sub-23 na Coreia do Sul e Austrália, liberando o restante dos jogadores. No dia 22 de maio, o clube paranaense joga a partida de volta no Orlando Scarpelli.

Ficam as perguntas: e se avançar no torneio, com que time jogará? É absurdo pensar que alguns jogadores optem por sair, caso recebam propostas de times das Séries B, C ou D, ao invés de ficar para jogar a sorte em dois jogos na Copa do Brasil? Só a premiação financeira serve como incentivo para o clube promover a extensão de contratos?

Qual o motivo de não resolverem o problema que é a inatividade de tantos times no Brasil, que só geram prejuízos a estas instituições e desempregos a inúmeros profissionais envolvidos com o esporte? Talvez esse seja o mais importante de todos os questionamentos. Queria ver alguém da CBF dissertando sobre o tema.

Desconfiança

Outro problema nítido foi o criado com relação as vagas na Copa Sul-Americana, que fazem começar pairar a sombra do jogo de entrega entre equipes que querem disputar o torneio continental. Com isso, as eliminações de Náutico e Portuguesa, além da provável queda do Bahia acabam ficando em xeque.

O motivo disso foi que, com a mudança no formato, não haveria possibilidade, por questão de datas, para uma equipe disputar simultaneamente a reta final da Copa do Brasil e a Sul-Americana.

Nesse ano, o São Paulo é obrigado a disputar o torneio continental por ser seu atual campeão, ficando fora do torneio nacional desta forma. Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio, Corinthians e Palmeiras, que estavam na Libertadores,  além do Vasco, que herdou vaga do Tricolor do Morumbi, entram nas oitavas da CdB e estão fora da Sul-Americana.

Então, as oito vagas são preenchidas pelas equipes que não ficarem entre os 16 finalistas da competição nacional, de acordo com a classificação do último Brasileirão. Assim, Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico, Coritiba e Ponte Preta começaram a Copa do Brasil sabendo que a eliminação em uma das três primeiras fases garantiria vaga na Sul-Americana.

Tuíte do jornalista Vitor Sérgio, do Esporte Interativo

O Náutico foi o primeiro a dançar, caindo logo diante do seu primeiro desafio, o Crac, com derrota em Catalão por 3 a 1, e empate no Recife em 1 a 1. Nas redes sociais, jornalistas e torcedores levantaram a possibilidade de que o Timbu tivesse se empenhado pouco, pensando no torneio continental.

Na primeira fase também caiu a Portuguesa, diante da Naviraiense, do Mato Grosso do Sul. A equipe paulista ainda não está “classificada” para a Sul-Americana, mas precisa apenas que dois dos sete restantes na lista acima avancem às oitavas da Copa do Brasil.

Ontem, pela segunda fase, o Bahia jogou a partida de ida da segunda fase, contra a Luverdense. Jogou com time reserva pela segunda vez no torneio – fizera diante do Maranhão quando venceu por 2 a 0, eliminando o jogo de volta. A equipe está na frente da Lusa e é a primeira na “espera” para chegar a segunda competição da América do Sul. Será que poupou pensando na final do Campeonato Baiano? Não creio.

A questão não é acusar de nada. Cada um prioriza o que quer e joga de acordo com os regulamentos postos. Perder para alcançar um objetivo é que não deveria ser possível. Se a CBF não dá importância para a Sul-Americana, como parece, porque manter os times brasileiros na competição então? É só sair, ou então, pressionar para que ela mude, quem sabe durando o ano todo, junto com a Libertadores.

Mais uma vez a bola está com a entidade máxima do futebol do nosso país, que parece ter muito mais com que se preocupar do que com times, jogadores, competições.

Anúncios

3 comentários sobre “Estragaram a Copa do Brasil

  1. Excelente reflexão Bruno! Assino embaixo.

  2. Hahahahaha…valeu! O negócio é a gente estar sempre tentando encontrar formas de melhor o futebol do Brasil, para que ele seja mais rentável para todos os envolvidos, não só para os grandes…

  3. Pô Bruno! De novo tirando argumentos dos meus pensamentos? Assim não dá! Mais um texto ótimo! Sou teu fã rapaz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s