O time de Francisco

O dia 13 de março de 2013 é marcado pelo início do pontificado do carismático papa Francisco. Todo mundo sabe que o argentino Jorge Mario Bergoglio é apaixonado pelo futebol e pelo San Lorenzo. Talvez muita gente não saiba que o time de Almagro vive uma santa mudança desde então, já que depois de flertar com o rebaixamento nas últimas temporadas, vai liderando o Campeonato Argentino.

Desde esta data, o clube entrou em campo 22 vezes – 19 por jogos oficiais -, somando 13 vitórias, seis empates e três derrotas. O aproveitamento é de pouco mais de 68%. Para se ter uma ideia, nas últimas três temporadas, a marca superou por muito pouco os 40%.

Três dias antes do anúncio do novo líder da Igreja Católica, o San Lorenzo era derrotado em casa para o Tigre, por 1 a 0, resultado que colocava a equipe na 12ª colocação no Torneio Final do Campeonato Argentino, edição 2012/2013. A situação era muito preocupante para um clube que na temporada anterior precisou jogar a Promoción – playoff contra rival da segunda divisão.

Vale um parágrafo aqui para explicar que na Argentina, o rebaixamento é feito levando em conta a média de pontos do ano vigente mais as duas temporadas anteriores. No início da temporada 2012/2013, além dos candidatos ao título, do retorno do River Plate à elite, as atenções estavam voltadas para a luta de San Lorenzo e Independiente – que acabou caindo – para se salvarem da degola.

Nos diversos perfis que foram publicados pela imprensa sobre o bispo de Buenos Aires, que passava a ser papa, sempre havia a menção ao fanatismo pelo futebol. O clube desde o anúncio começou a promover homenagens, inclusive com mensagem impressa na camisa para o jogo contra o Colón, no dia 15 de março. Resultado do jogo: vitória do Ciclón – como é conhecido o San Lorenzo – por 1 a 0, com gol contra feito com a mão (santa?) de um rival.

Depois de um momento irregular, a partir da 10ª rodada, o time do papa não perdeu mais – desde então, o único resultado negativo aconteceu em um amistoso, contra o Talleres. Curiosamente, o San Lorenzo ainda rebaixou dois rivais, Unión e Independiente. A equipe terminou assim na quarta colocação do Torneio Final, o melhor resultado desde o título do Apertura 2008. Com o oitavo lugar na tabela acumulada – somando o Torneio Inicial de 2012 -, o clube ainda garantiu vaga na Copa Sul-Americana, a qual não disputava desde 2009.

Sócio ativo, papa Francisco segue pagando mensalidades ao clube

Nesse mesmo ano, o Ciclón participou pela última vez da Libertadores, ficando na última posição de sua chave, que tinha Libertad, San Luis (México) e Universitário. Nos próximos seis meses, o time de Francisco tem três chances de voltar ao principal torneio do continente: além da Sul-Americana, a Copa da Argentina – em que está nas semifinais – e o Torneio Final. Nos dois últimos, precisa do título, no primeiro, só precisa ser o melhor argentino.

A fase é espetacular, e se um ano atrás a ideia era escapar do rebaixamento, agora o céu é o limite. Nos recém-iniciado Torneio Inicial, que abre a temporada 2013/2014, o San Lorenzo já conquistou duas vitórias em dois jogos. O último, um expressivo 3 a 0 no Racing, fora de casa. O time treinado por Juan Antonio Pizzi já vai ganhando um ídolo, o centroavante uruguaio Martín Cauteruccio, recém-contratado junto ao Quilmes, que já fez três gols na competição.

Na Copa da Argentina 2012/2013, que está em andamento, o clube só jogou depois do início do pontificado, eliminando Deportivo Morón, Atlético de Rafaela e Gimnasia y Esgrima de Concepción del Uruguay. Agora, o time terá pela frente o Estudiantes de Buenos Aires, da terceira divisão do futebol do país.

Já na Copa Sul-Americana 2013, o San Lorenzo estreará na próxima quarta-feira, enfrentando o River Plate.

TODOS OS JOGOS DO SAN LORENZO DESDE O INÍCIO DO PONTIFICADO DE JORGE MARIO BERGOGLIO:

15/03 – Colón 0 x 1 San Lorenzo (Torneio Final)
31/03 – San Lorenzo 0 x 1 Newell’s Old Boys (Torneio Final)
06/04 – Vélez Sarsfield 1 x 1 San Lorenzo (Torneio Final)
13/04 – San Lorenzo 1 x 4 Racing (Torneio Final)
21/04 – Arsenal 1 x 3 San Lorenzo (Torneio Final)
27/04 – San Lorenzo 1 x 1 Godoy Cruz (Torneio Final)
03/05 – Quilmes 1 x 2 San Lorenzo (Torneio Final)
11/05 – San Lorenzo 3 x 0 Boca Juniors (Torneio Final)
15/05 – Deportivo Morón 0 x 0 San Lorenzo, nos pênaltis 2 x 3 (Copa da Argentina)
19/05 – All Boys 0 x 3 San Lorenzo (Torneio Final)
27/05 – San Lorenzo 4 x 2 Unión (Torneio Final)
01/06 – Atlético de Rafaela 0 x 0 San Lorenzo (Torneio Final)
10/06 – San Lorenzo 1 x 1 Argentinos Juniors (Torneio Final)
15/06 – Independiente 0 x 1 San Lorenzo (Torneio Final)
19/06 – Atlético de Rafaela 0 x 3 San Lorenzo (Copa da Argentina)
23/06 – San Lorenzo 2 x 2 Lanús (Torneio Final)
18/07 – Estudiantes de La Plata 0 x 2 San Lorenzo (Amistoso)
25/07 – San Lorenzo 5 x 0 Nacional (URU) (Amistoso)
28/07 – Talleres 2 x 1 San Lorenzo (Amistoso)
04/08 – San Lorenzo 2 x 1 Olimpo (Torneio Inicial)
10/08 – Racing 0 x 3 San Lorenzo (Torneio Inicial)
14/08 – San Lorenzo 2 x 0 Gimnasia y Esgrima (CdU) (Copa da Argentina)

ATUALIZAÇÃO: O tempo passou, o San Lorenzo perdeu a final da Copa Argentina para o Arsenal de Sarandí, foi eliminado pelo River Plate na Copa Sul-Americana, chegou a perder Cauteruccio, por grave lesão. Nem isso fez a reza do Papa Francisco funcionar menos. Dias depois de revelar a um sindicalista argentino, também torcedor do Ciclón, que orava três vezes ao dia pelo título nacional, o clube foi campeão do Torneio Inicial do Campeonato Argentino, e com isso, retornará a Taça Libertadores. Neste domingo, 15 de dezembro, ninguém vai dormir no Vaticano!

Anúncios

Um comentário sobre “O time de Francisco

  1. Que o próximo Papa seja flamenguista… e tenho dito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s