Futebol mineiro é bão demais!

por Felipe Muniz*

Não é grande novidade em Minas que Cruzeiro e Atlético estão em patamar superior dos rivais no Estadual, distância que ficou evidente na noite desta quarta-feira, com as vitórias sobre Guarani e URT, respectivamente, que serviram para dar moral a um técnico que provoca desconfiança, mas também para aumentar a ansiedade pela primeira exibição da dupla em casa pela Libertadores.

Juntos, mas separados: Cruzeiro e Atlético lutam para ampliar domínio mineiro em 2014

Nos lados do Galo, o incontestável placar de 5 a 0 sobre o fraco URT deu um refresco ao treinador Paulo Autuori, que vinha recebendo muitas cobranças, em jogo em que, dos 11 eleitos para entrar em campo em Patos de Minas, apenas Dátolo e Otamendi são considerados titulares.

O técnico não é unanimidade desde o anúncio de sua contratação. Com apenas sete partidas no comando, Autuori já ouviu gritos de “burro” da torcida. O ar “professoral”, as atitudes menos explosivas à beira do campo e a forma de jogar privilegiando a parte defensiva contrastam com as características do antecessor Cuca. Quase três meses após deixar o comando do Atlético, jogadores e dirigentes ainda respondem perguntas relacionadas ao antigo comandante.

Jô foi símbolo da força do futebol mineiro no ano passado e luta para ir à Copa

Outro “fantasma” de Autuori é Levir Culpi, que tem trabalhos reconhecidos por essas bandas, tanto no Cruzeiro como no Atlético. Aos torcedores do Galo devolveu a auto-estima na campanha do retorno à Série A em 2006. Pelas ruas é fácil notar que seu nome segue forte.

Manter um time vencedor na ponta é uma tarefa complicada para Autuori, que antes de mais nada, tem a missão de conquistar a confiança da exigente massa do Galo.

Já Marcelo Oliveira navega em águas mais mansas. A Raposa é líder do Campeonato Mineiro e tem um elenco de dar inveja. Além de manter a base vencedora do Campeonato Brasileiro, ainda por cima, a diretoria celeste tratou de trazer reforços. Marlone, Marcelo Moreno, o lateral esquerdo Samudio, o surpreendente volante Rodrigo Souza e Willian, ex-Coritiba.

Contra o Guarani, a vitória por 2 a 0 veio mesmo com o freio de mão puxado. O time misto tinha na escalação os reservas de luxo Willian, Júlio Baptista e o lateral Mayke. Nilton, um dos destaques da equipe no título de 2013, voltou e é mais uma opção.

É possível cravar que o time reserva do Cruzeiro é melhor que muita equipe titular pelo país. E o melhor de tudo é que Marcelo Oliveira já mostrou ter tato para lidar com os egos do elenco. Nesse ano ele vem mantendo o rodízio entre os jogadores.

O clima por aqui é de grande expectativa. Pela primeira vez na história os dois grandes clubes de Minas Gerais estão disputando a Copa Libertadores juntos. O campeão brasileiro e o campeão da América são grandes rivais e vivem grande momento.

Vejo o Cruzeiro em vantagem neste início de temporada e nem mesmo a derrota para o Real Garcilaso no Peru, a vitória do Atletico contra o Zamora e o empate sem gols no clássico no último final de semana tiram essa pequena vantagem do lado azul. A manutenção do elenco, as contratações e, principalmente, a permanência do trabalho do comando técnico justificam essa vantagem.

Com as duas melhores equipes do país jogando em Minas Gerais, o ano promete. O futebol brasileiro fala “uai” em 2014.

* Felipe Muniz faz parte da equipe do programa Meio de Campo, da Rede Minas

Anúncios

Um comentário sobre “Futebol mineiro é bão demais!

  1. O ano do Cruzeiro depende muito dessa Libertadores. Se cai cedo, o time desmancha. Se tem sucesso, acredito que perderemos só o Everton Ribeiro.
    Ótimo texto Muniz.
    Rodrigo Barbosa (Xerox)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s