Futebol europeu precisa de Bom Senso?

A temporada é atípica devido a realização da Copa do Mundo, mas as reclamações já aconteceram: o calendário dos maiores campeonatos europeus está inchado demais. Lá o problema não são os Estaduais, como por aqui, mas eles existem, assim como as possibilidades de mudanças para tornar as competições melhores.

O futebol europeu às vezes parece dos sonhos, mas não é

Nos últimos meses, por exemplo, os técnicos Antonio Conte, da Juventus, e Diego Simeone, do Atlético de Madrid, times que ocupam a liderança de seus respectivos nacionais, chegaram a questionar a quantidade de jogos nos meios de semana. Desculpa de derrotado é que não é.

Claro que para nós parece reclamação “de barriga cheia”, visto a diferença de jogos entre os clubes brasileiros e os europeus em uma temporada, mas isso afeta diretamente o nível do futebol apresentado, que deve ser o mais alto possível, pelo dinheiro gasto.

>>> LEIA TAMBÉM: Proposta de calendário para o futebol brasileiro

Com certeza, você que defende melhorias aqui, já ouviu a bobagem: “mas na Europa se joga demais também”. Até parece que se eles fazem ou fizerem isso, a gente precisa repetir. Então, para reduzir ainda mais um argumento contrário ao Bom Senso F.C. aqui, fica a torcida para que melhorem a situação lá.

Competições desnecessárias e outras inchadas

Inglaterra, França e Portugal, além do campeonato nacional, têm disputa da copa e copa da liga. Admito não conhecer a especificidade da criação de cada copa da liga, mas tenho certeza que ela não faria falta alguma na temporada. Na Terra da Rainha, por exemplo, o Manchester City ganhou nesta temporada, mas como deve garantir vaga na Liga dos Campeões, sequer sobrará ao modesto Sunderland, vice-campeão, um lugar na Liga Europa.

Divulgação

Manchester City, campeão de uma Copa da Liga que pouco vale

Outra coisa que me incomoda é o número de times em algumas ligas. Creio que 20 participantes nos campeonatos Espanhol, Italiano e Francês, é demais. Os dois primeiros poderiam perder duas equipes, o terceiro até quatro, e não haveria problema algum. Um exemplo disso é o Campeonato Alemão, que conta com 18 equipes e é bem mais enxuto. O problema por lá é a parada de inverno, que aperta o tempo de disputa.

Tirar times da competição parece medida pouco efetiva, mas a saída de apenas dois participantes já geraria economia de quatro datas. Seriam quatro semanas a menos sem jogos no esquema quarta-domingo.

>>> CONFIRA TAMBÉM: Calendário apertado no Brasil gera alto número de jogos “em casa”

Caso a parte é o Campeonato Inglês, já que no país, como aqui no Brasil, tradição sempre é um forte argumento, o que dificulta qualquer mudança. O fim da Copa da Liga já ajudaria, reduzindo algumas datas, e a queda para 18 times seria interessante também.

A Premier League, inclusive, é a competição que convive com calendário mais apertado. O número de jogos adiados é enorme, devido as copas e pelas condições climáticas na virada do ano. Semanas atrás, a tabela de classificação do Inglês parecia a de Brasileirões dos anos 90,praticamente, com cada time tendo realizado número distinto de partidas.

Mudanças recentes

A competição que conhecemos hoje como Liga dos Campões, teve diferentes modelos de disputa ao longo da história. A primeira edição com várias chaves (quatro no caso) foi a de 1994/1995, sendo antes um torneio de tiro curto, apesar de disputado ao longo de aproximadamente 10 meses.

Milan de Rijkaard, Gullit e Van Basten foi campeão em 1989 disputando nove jogos

Em 1999/2000, pela primeira vez a fase de grupos foi formada por oito chaves. Naquela e por mais três temporadas, os dois primeiros avançavam e formavam uma segunda fase de grupos, para definir os oito quadrifinalistas.

O sistema foi abortado devido as reclamações de clubes, já que a disputa de seis jogos ao invés de dois nas oitavas de final, gerava alto desgaste. Alheios a “invencionices” os europeus não estão, mas sabem reconhecer seus fracassos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s